Açaí Patos

Açaí Patos

Açaí é saúde... e prazer!
02.06.2015 | Por:

O açaí é o fruto do momento, agora não só na região norte e nordeste, mas em todo o Brasil. O açaí tem diversas formas de ser consumido, como suco, batido com frutas, na tigela, e a nova sensação do momento,  creme de açaí em camadas no copo com diversos acompanhamentos além da tradicional banana e granola, que também faz muito sucesso.

Esse fruto é considerado o “Ouro negro” da Amazônia. É uma espécie nativa da Várzea da região Amazônica, de alguns estados como: Pará, Maranhão, Amazonas, Amapá, Rondônia e Acre.

Para ser consumido, o açaí deve ser despolpado em uma máquina própria ou amassado manualmente, após ter ficado de molho na água para que a polpa se solte. Após isto, mistura-se com água para ser transformado em um suco grosso.

O pigmento roxo do açaí é a antocianina, que o torna com uma capacidade antioxidante muito elevada, combatendo os radicais livres, moléculas que arrasam as células do nosso corpo. Sua função antioxidante assegura melhor a circulação sanguínea,  protegendo  o organismo contra o acúmulo de placas de depósitos de lipídeos (gordura), causadores da arteriosclerose. 

O suco do açaí também ajuda a reduzir consideravelmente substâncias inflamatórias ligadas a doenças do coração e artrite. 

O açaí e fonte de muita energia, bastante calórico, rico em gorduras do bem em fibras, com altíssimo valor nutritivo. É rico em minerais, principalmente cálcio e potássio, dentre as vitaminas, destaca-se a vitamina E, sendo importantíssimo para crianças, jovens, adultos e idosos; e indispensável para atletas por ser um alimento completo.

Um dos benefícios maiores que o açaí tem é que ele ajuda a combater algumas doenças como colesterol, Alzheimer e câncer, e isso acontece devido ao ácido oléico que é uma gordura que  combate  o câncer, por  bloquear  os genes causadores da mutação das células,  fazendo  com que atrase o desenvolvimento do câncer e as células acabem se autodestruindo.

Ele controla também  colesterol ruim e bom, fazendo com que eles fiquem na medida certa, sem formar plaquetas e coagulo, e o açaí também possui ingredientes que deixam o cérebro ativo e mais alerta.

 

Açaí é saúde... e prazer!

+ Dicas de Saúde